Santa Terezinha, 17 de Novembro de 2015
Vereador Anderson Toma Frente
O vereador Anderson Gumes apresentou à câmara de vereadores o projeto que já tem 26 anos de luta (iniciado pelo saudoso Camilo dos Santos Meira) lamentando a divida que a câmara tem com a comunidade e que a comissão não consegue se reunir para tratar de tal assunto, pedindo que a câmara aprove a demarcação e marque a data para que o projeto seja apresentado e aprovado pela comunidade através de plebiscito.
Anderson Gomes iniciou sua fala
Anderson iniciou a fala apresentando o Mapa com os limites e demarcação topográfica do distrito que seguiu critérios de Religião, Policia Militar, justiça eleitoral, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, abastecimento de água...e que o mapa será apresentado a comunidade e região para a aprovação ou não. Por fim lembrou-se do compromisso que fizeram com a comunidade em 5 de Abril de 2010 na igreja em reforma... Anderson acrescentou ainda que Santa Terezinha é uma comunidade organizada, com algumas declarações... Finalizando com o pedido do apoio dos colegas para finalizar este projeto ainda este ano, por questões política de ano eleitoral e que não está recorrendo ninguém do povoado para não dizer que está fazendo política partidária.
Marcelo Nogueira iniciou a fala dizendo dos problemas enfrentados em 2010 que foi a questão dos limites e que o Açude também deve ser aprovado. Com relação ao interesse da comissão em estar aprovando este projeto, Marcelo ressaltou que semana passara o mesmo recebeu uma ligação do Vereador Roberto pedindo para chegar mais cedo para tratar deste assunto e não compareceu, marcando para depois da reunião e também não foi possível se reunir então o mesmo chegou hoje (17/11) as 8hs com interesse desta reunião e que mais uma vez não teve a presença do vereador Roberto, pedindo para marcar uma outra data para sentar e falar sobre este mapa e vir previamente aprovado para a câmara.
Marcos lembrou da luta que teve em 2010, da mobilização da comunidade em prol do projeto e que atualmente este interesse está fraco, que a comunidade deve participar mais, correr atrás e que não tem este interesse que deve vir dos beneficiados. "Talvez ele estivesse ressaltando que o próprio representante local e membro da comissão não se encontrava presente na reunião".
Lembrou também que Cristais é um povoado independente e que tem recursos naturais que pode os sustentar caso uma futura emancipação. Finalizando dizendo que a comunidade é merecedora.
Foi discutido também a questão do plebiscito que deve ser feito nos povoados que que farão parte da demarcação e o Vereador Marcos quer que faça em todos os povoados demarcados mas Anderson rebate dizendo que não há necessidade por questões de tempo e dinheiro, lembrando que este projeto terá que ser aprovado ainda este ano. Ficando marcada uma reunião para quinta feira as 9hs na câmara, onde irá tratar de assuntos pertinentes a demarcação e plebiscito no povoado.
==================================
Santa Terezinha, 5 de Abril de 2010
2ª Reunião itinerante da Camara de Vereadores de Macaúbas, BA., realizada no povoado (futuro Distrito) de Santa Terezinha (CRISTAIS).
No dia 5 de Abril de 2010 foi realizado na Comunidade de Santa Terezinha (na igreja que está sendo reformada, ainda descoberta) a segunda reunião itinerante da Camara de Vereadores de Macaúbas.
No início o Presidente da Camara (ver video) (Nim de Atenor) deixou bem claro que na Reunião só poderia ser tratado de assuntos relacionado ao Distrito de Santa Terezinha, caso contrário a palavra seria cassada.
O primeiro vereador a ter a palavra foi o Vereador Roberto de José de Enedina, que só teve palavras de agradecimento aos companheiros e pessoas presentes.
Os demais vereadores (ver video) saudaram a importancia da comunidade ser distrito, os benificios que a comunidade conquistou nos ultimos dias e relembrou dos outros representantes que tanto fez para nosso povoado. Sem exerção, os vereadores deram total apoio a luta do Vereador Roberto Oliveira, na continuidade do projeto já requerido pelo seu pai José de Enedina, em ver esta comunidade ser Distrito de Macaúbas.
O professor Edigar (ver video) falou das leis regentes que o povoado deverá comprir para ter este benificio, dos estudos e trabalhos que os representantes deveram fazer e deu total apoio em que a comunidade necessitar.
O professor Zenilton de Souza Meira (ver video) leu um trabalho escolar realizado por alguns estudantes da UNEB 2000, onde se tratava do principio do comécio, educação, religião, política... de nossa comunidade.
Aloisio (Luizinho),(ver video) representando a comunidade deixou sua palavra de agradecimento e da importancia deste elo da comunidade com os representantes do municipio na conquista deste tão sonhado benefício.
O vice prefeito Zezinho, falou da importancia da comunidade em ser distrito, dando todo apoio ao povoado.
========================================================================================
Santa Terezinha 03 de Março de 2010
No dia 03 de Março de 2010, foi realizada a primeira reunião no povoado de Santa Terezinha (salão da igreja), (ver video) com o objetivo de tornar este povoado distrito de Macaúbas-BA.
Foi abordado aspectos básicos de deveres e responsabilidade da comunidade para que o processo venha a tona o mais rápido possivel.
Estava presente os Veriadores Roberto de Zé de Enedina, Nim de Atenor e representantes da comunidade.
Brevimente serão postados novas notícias a respeito desta etapa que nosso povoado está conquistando.
Videos da matéria:
Cristais 19 de Novembro de 2015
Cristais está um passo de ser Distrito
A Comissão Especial Parlamentar formada por cinco vereadores tanto da oposição, quanto da situação, reuniu hoje na câmara de Vereadores para decisões importantes quanto à aprovação de lei de Distrito.
O vereador Marcelo não deixou o projeto dos Cristais seguir só, justificando que aprovando o distrito de Cristais, Açude ficaria esquecido e mesmo sabendo que existe uma Lei Federal que proibi a criação de distrito com menos de 30km da Sede acredita ser possível a aprovação sendo que existe no estado outros distritos com metragem inferior aos 30Km.
A pedido do Vereador Anderson, os projetos seguirão juntos, porém independentes, para não ter o problema de Açude barrar a aprovação dos Cristais, sendo que esta luta não teve êxito em outras tentativas, justamente por este motivo. “Devemos esta conquista ao Vereador Anderson” justificou Sérgio Meira que esteve presente nas duas ultimas reuniões que tratava do assunto.
Depois de debaterem alguns dados técnicos entre a comissão, ficou decidido que será realizado um plebiscito no dia 06 de dezembro deste ano em algumas comunidades daquela região onde os moradores poderão optar se querem fazer parte do distrito de Açude ou Cristais. Participarão da consulta popular apenas as comunidades de Lagoa da Pedra, Lagoa do Dourado, Nova Esperança, Três Outeiros, Roça Velha, Sanhoral, e Macaubinha.
O Plebiscito acontecerá no povoado de Três Outeiros, onde haverá sete urnas para cada comunidade. A votação ocorrerá das 8h00 até às 17h00, a contagem de votos será feita na Câmara de Vereadores em Macaúbas após o termino da votação e o resultado deverá ser conhecido ainda no dia 06. Só poderá participar da Consulta Popular moradores das comunidades citadas desde que sejam maiores de 16 anos e devem apresentar um documento de identidade com foto (Ex: RG, Carteira de Trabalho, CNH, etc).
A luta do Povoado de Cristais (Santa Terezinha) é que os povoados envolvidos na votação optam em fazer parte do Distrito local ficando o mapa desta maneira...
A aprovação final da Lei está marcada para o dia 09/12/2015.
Com este novo status de distrito estas comunidades poderão receber do Pode Publico alguns benefícios como Posto dos Correios, Banco, Policial e um Administrador Distrital, nomeado pelo Chefe do Executivo. Mas estes “benefícios” devem de dispendiosidade orçamentária e vontade política do gestor.
Foi aprovado hoje, 09 de Dezembro de 2015, pela câmara de vereadores de Macaúbas e lei que Cria o Distrito de Cristais (Antigo Santa Terezinha), uma luta de 26 anos.
Marcelo Nogueira em sua fala citou alguns pontos do processo do plebiscito ( realizado em Três Outeiros no ida 06/12/2015) que tinha como objetivo demarcar os limites dos dois distritos, Cristais e Açude e de sua participação dentro da comissão organizadora.
Roberto Oliveira Citou o motivo pelo qual o distrito não foi aprovado em 2010 onde tivemos reunião itinerante exclusiva para este fim e explicou como foi o processo para regularizar e chegar até este ponto, finalizando que a parti de hoje o povoado de Santa Terezinha se chamará Cristais.
Anderson Gumes detalhou a sua luta e participação neste processo, como os documentos necessários (dados civil, religioso, Comércio, Educação, saúde...) que foram fundamentais para o processo. Alertou para alguns problemas que atualmente o povoado vive e a importância da criação de um conselho distrital (Lei Nº 570ª/2013, de 22 de Novembro de 2013) que tem por objetivo levar aos representantes da câmara os problemas e soluções da região.
Esteve presente na sessão um grande público de Cristais como Presidente da Comunidade (Jane Raquel), Diretor do Colégio (Edilson Chaves), Ex-Vereador (Zé de Enedina), Ex Presidente da Associação comunitária (Edilson da Mata), Ministro da Eucaristia (Helena Anjos), Representantes do Grupo de Jovens, professores, comerciantes, Ex Candidato a vereador, Atual Candidato a vereador... e também a presença da comissão distrital Edilson Oliveira e Sérgio Meira.
O distrito Cristais ficou com 15 comunidades: Lagoa da Pedra, Lagoa dos Dourados, Nova Esperança, Três Outeiros, Baixa Grande, Jurema I e II, Roça Velha, Cristais, Santa Apolônia I e II, Riachão Daniel, Curral Novo, Lagoa do Capim e Boca do Poço.
Veja o Vídeo de alguns pontos da Reunião